O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, principal palco da publicidade global, teve um momento especial para o Brasil na edição de 2025. Um grupo de jovens talentos da Miami Ad School conquistou o cobiçado Future Lions, prêmio que celebra ideias inovadoras capazes de resolver desafios e construir um futuro melhor.
Breno Bonelli, Marina Quadros, Gabriel Lyra, Giulia Rebello e Yago Meneses formam a equipe responsável pelo projeto vencedor, batizado de “The Noama Paddles”, desenvolvido para o Greenpeace. Sob orientação do professor Filipe Sanchez, o grupo desenvolveu uma solução criativa e tecnológica para um grave problema socioambiental que atinge o Brasil: a contaminação por mercúrio nas águas da região amazônica, consequência direta do garimpo ilegal.
Durante o processo criativo, o time se deparou com dados alarmantes sobre a população Yanomami, que vem sofrendo com doenças e mortes causadas pela ingestão de água contaminada pelo metal pesado. Sensibilizados pela urgência do tema, os estudantes decidiram buscar uma forma prática e acessível de alertar comunidades ribeirinhas sobre a presença de mercúrio na água.
A ideia surgiu a partir da descoberta de uma tinta especial que reage em contato com mercúrio, mudando de cor. Aproveitando esse princípio químico, o grupo concebeu um remo cuja lâmina é revestida com essa tinta sensível. Ao tocar a água, o remo se transforma em um sensor visual e se a água estiver contaminada, a cor do material se altera instantaneamente, alertando moradores sobre o risco.
Além de funcionar como instrumento de prevenção, o remo também representa uma ferramenta educativa, que pode ajudar a conscientizar comunidades inteiras sobre os perigos do mercúrio.
A conquista no Future Lions marca a primeira vez que o grupo participa do festival presencialmente. Para Breno Bonelli, baiano de Salvador, estar em Cannes neste ano tem um sabor ainda mais especial, já que o Brasil foi homenageado como País Criativo do Ano no festival. Além do orgulho cultural, ele vê a conquista como um sinal de que há espaço para jovens profissionais que desejam pensar a publicidade para além da venda de produtos, buscando gerar impacto positivo na sociedade.
Assista:
A cobertura do Marcas pelo Mundo no Cannes Lions 2025 é patrocinada por Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Leia outras notícias:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/