CES 2025 – Pneus inteligentes da Goodyear detectam chuva e gelo para melhorar frenagens de emergência

CES 2025 - Pneus inteligentes da Goodyear detectam chuva e gelo para melhorar frenagens de emergência
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A Goodyear Tire & Rubber Company, em colaboração com a TNO, revelou um avanço significativo nos sistemas de segurança veicular na CES 2025. A integração da tecnologia de inteligência de pneus ao sistema de frenagem automática de emergência (AEB) mostrou potencial para reduzir colisões, especialmente em condições desafiadoras de estrada.

Com base no sucesso da integração da inteligência de pneus ao sistema de freios ABS, apresentada na CES 2024, este novo projeto da Goodyear reforça o papel crucial dos dados dos pneus no avanço dos sistemas automotivos de segurança.

O sistema AEB, projetado para prevenir ou minimizar a gravidade de colisões aplicando automaticamente os freios em caso de risco iminente, tornou-se um foco importante na indústria automotiva. Enquanto os sistemas atuais são geralmente ajustados para superfícies de alta aderência, como asfalto seco, a integração do Goodyear SightLine, um conjunto de soluções de inteligência de pneus da empresa, permite que o AEB funcione de forma eficaz em uma gama mais ampla de condições, incluindo superfícies de baixa aderência, como estradas molhadas ou com gelo.

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Por meio do ponto de contato entre o pneu e a estrada, a inteligência de pneus fornece ao AEB dados aprofundados sobre as condições reais dos pneus e da estrada, permitindo decisões mais precisas e inteligentes.

“A segurança é um pilar do compromisso da Goodyear com a inovação”, afirmou Chris Helsel, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Goodyear. “Ao fornecer informações críticas sobre as condições dos pneus e da estrada aos sistemas AEB, estamos ajudando fabricantes e seus clientes a darem um salto à frente em segurança, muito antes do prazo de 2029 definido pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) para sistemas AEB em veículos de passeio. Além disso, os sistemas AEB desempenharão um papel fundamental na condução automatizada, fornecendo uma solução de segurança abrangente em todos os momentos.”

Testes recentes em estradas molhadas indicaram que um sistema AEB aprimorado, incorporando a tecnologia Goodyear SightLine, pode ajudar a mitigar impactos em velocidades de até 80 km/h, acionando a frenagem mais cedo. No geral, a integração do AEB com os dados sobre pneus e condições da estrada fornecidos pelo SightLine garante um desempenho robusto em cenários diversos.

“TNO está comprometida em aprimorar a segurança, eficiência e sustentabilidade dos veículos”, disse Martijn Stamm, diretor de marketing da unidade Mobilidade e Ambiente Construído da TNO. “Nossa colaboração com a Goodyear visa prever a distância de frenagem de um veículo em diferentes condições, como asfalto seco e molhado, e acionar o AEB no momento ideal para reduzir acidentes e, em última instância, salvar vidas. Esse conhecimento é um facilitador-chave para a introdução segura de níveis mais altos de automação.”

Esse avanço posiciona a Goodyear e seus parceiros como líderes na entrega de soluções de segurança avançadas para atender e superar as exigências regulatórias. À medida que grandes fabricantes e fornecedores de primeira linha se preparam para o mandato AEB de 2029, a integração do SightLine oferece uma vantagem competitiva na corrida por veículos mais seguros e inteligentes.

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