May Mobility, uma empresa de tecnologia de veículos autônomos (AV), hoje expandiu seu portfólio líder de casos de uso de AV no CES 2025 por meio de uma parceria com a Tecnobus, fabricante europeia estabelecida de micro-ônibus elétricos. A parceria introduz uma nova plataforma de micro-ônibus autônomo, permitindo que a May Mobility ofereça mais flexibilidade para operadores de frotas e agências de transporte em mercados domésticos e internacionais.
Trabalhando com a Tecnobus, o novo micro-ônibus elétrico autônomo terá capacidade para até 30 passageiros e incluirá acessibilidade para cadeirantes, aprimorando as ofertas de mobilidade como serviço (MaaS) da May Mobility e avançando no transporte sustentável. Os principais recursos da nova plataforma de micro-ônibus autônomo da May Mobility incluem:
- Escalabilidade para frotas mistas: Projetado para transporte urbano, campus corporativos, aeroportos, comunidades planejadas e muito mais
- Alcance internacional: Homologado para uso na Europa e Canadá, desbloqueando novos mercados além das implantações nos EUA
- Sustentabilidade: Totalmente elétrico com baterias substituíveis, minimizando o tempo de inatividade e o desperdício de energia relacionado
- Desempenho: Acomoda até 30 passageiros e atinge velocidades de 72 km/h
“Esta colaboração combina a experiência em mobilidade elétrica da Tecnobus com a autonomia de ponta da May Mobility para oferecer uma solução de transporte transformadora. Esta nova plataforma representa uma evolução significativa, perfeitamente alinhada com os valores de sustentabilidade, confiabilidade e visão que a Tecnobus mantém há mais de 30 anos, combinando nossa experiência em mobilidade elétrica com sua liderança tecnológica em direção autônoma”, disse Paolo Marini, CEO da Tecnobus.
Aproveitando a tecnologia patenteada de Tomada de Decisão Multi-Política (MPDM) da May Mobility, espera-se que os primeiros micro-ônibus autônomos estejam prontos para as estradas no primeiro semestre de 2026, com implantações previstas para o final daquele ano. O MPDM utiliza IA in-situ para interpretar e aprender com dados em tempo real, adaptando-se continuamente a novas condições de direção complexas e até imprevisíveis. A tecnologia da May Mobility torna possível expandir suas operações de forma eficiente, mesmo com a introdução de novas plataformas em sua frota.
Ampliando o portfólio de casos de uso e a expansão internacional da May Mobility
O micro-ônibus, a quinta plataforma única de veículos da May Mobility, será integrado à sua frota ao lado da plataforma Toyota Sienna Autono-MaaS, demonstrando a adaptabilidade da empresa na integração de sistemas autônomos. Essa expansão aprimora ainda mais sua capacidade de atender a uma gama mais ampla de casos de uso de mobilidade, desde serviços de carona até transporte de alta capacidade.
“Nossa parceria com a Tecnobus mostra que estamos comprometidos em expandir o acesso ao transporte e reduzir a congestão urbana”, disse Edwin Olson, CEO e fundador da May Mobility. “É um exemplo claro de como fazer o certo pelas comunidades também pode ser ótimo para o crescimento do nosso negócio.”
A parceria também abre caminho para a expansão da May Mobility em novos mercados internacionais, apoiada pelo grupo controlador da Tecnobus, ICAPGROUP, e sua infraestrutura estabelecida de 30 anos, abrangendo 27 países e mais de 1.200 locais.
O micro-ônibus pode ser encontrada no estande #3666 da CES, onde está exibindo sua plataforma Toyota Sienna Autono-MaaS.
Leia outras notícias: