O Grand Prix da categoria Entertainment no Cannes Lions 2025 foi entregue a uma campanha que levou o conceito de branded content a outro patamar, literalmente com os faróis voltados para o futuro. O filme “Night Fishing”, criado pela Innocean Seoul para a Hyundai, surpreendeu o júri ao ser totalmente filmado com os sensores e câmeras embarcadas do IONIQ 6, transformando o próprio carro em cinegrafista, cenário e extensão narrativa.
Com direção de Moon Byoung-gon, vencedor da Palma de Ouro em Cannes pelo curta Safe (2013), e estrelado por Son Sukku, um dos maiores nomes do cinema coreano atual, o thriller de 13 minutos apresenta uma trama envolvente: um homem espera por um encontro misterioso em uma estação de recarga isolada, usando baterias como iscas para atrair uma presença elétrica de origem desconhecida.
Gravado exclusivamente com câmeras de ré, sensores de estacionamento e visão noturna do carro, o curta propõe uma nova linguagem estética, combinando tecnologia e storytelling de forma orgânica e simbólica. A produção foi realizada em parceria com a Markenfilm Asia, Stannum, Planit Production e a própria Innocean.
Segundo Sungwon Jee, VP sênior da Hyundai, “Night Fishing” inaugura um novo formato batizado de Snack Movie, filmes curtos com alta qualidade cinematográfica, pensados para impactar o público em tempos de consumo rápido, sem abrir mão da construção de marca.
“A campanha mostra que, com criatividade e coragem, uma montadora pode ocupar o espaço da cultura pop com autenticidade”, disse David Rolfe, presidente do júri e Global Head of Production da WPP/Hogarth. “Night Fishing é tecnicamente impecável, mas acima de tudo, é humano. Poderia facilmente virar uma série.”
A decisão de não usar câmeras externas foi tanto técnica quanto simbólica: ao confiar apenas na tecnologia do IONIQ 6, o projeto reforça a capacidade da marca de criar com as ferramentas que desenvolve, evidenciando seus recursos de assistência à condução e sistema de iluminação inteligente , também presente no modelo IONIQ 5 da Hyundai , exibido em algumas cenas.
O curta já foi exibido nos cinemas da Coreia do Sul, gerando filas nas salas, e vem colecionando prêmios em festivais como o Sundance e o Fantasia International Film Festival, além de estar disponível em plataformas de streaming asiáticas. Confira “Night Fishing”, criado pela Innocean Seoul para a Hyundai:
Na categoria Entertainment, o Brasil levou 1 Ouro e 1 Bronze. O Leão dourado foi para Dungeons & Dragons: A Aventura Perdida, criado pela Ogilvy em parceria com o Jovem Nerd. A campanha resgata o clássico desenho “Caverna do Dragão” em um stop motion nostálgico com bonecos oficiais da Hasbro e vozes dos dubladores originais. O Bronze ficou com Cheering for the Rain, da Artplan para o Globoplay, em mais uma mostra de como o país vem apostando em narrativas potentes para além da publicidade tradicional. Ao todo, o Brasil teve seis finalistas na categoria, sendo um avanço em relação a 2024, quando o país teve dois finalistas e dois Bronzes.
A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/