Cannes Lions 2025: Fernando Ribeiro, da GUT, e Sean Summers, do Mercado Livre, exploram o papel da coragem nos negócios

Cannes Lions 2025: Fernando Ribeiro, da GUT, e Sean Summers, do Mercado Livre, exploram o papel da coragem nos negócios e na comunicação em palestra conjunta
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

No palco Rotonde, do Cannes Lions 2025, o brasileiro Fernando Ribeiro, Chief Strategy Officer Global da GUT, dividirá os holofotes com Sean Summers, Chief Marketing Officer do Mercado Livre em uma palestra especial, agendada para o dia 20 de junho às 12h45 (horário de Cannes).

A empresária e repórter especial convidada, Dilma Campos, que participará diretamente da cobertura do Marcas pelo Mundo, conversou com exclusividade com Fernando Ribeiro antes da apresentação. O executivo, referência global em estratégia e cofundador de uma das agências mais premiadas da última década, compartilhou não apenas os bastidores da palestra, mas também sua jornada até o topo da indústria.

Fernando revelou que sua trajetória profissional nunca foi rigidamente planejada. Embora movido por ambição e dedicação, ele chegou ao cargo de Chief Strategy Officer Global de forma orgânica. Ele brincou que “Se eu tivesse seguido o plano que imaginou 20 anos atrás, estaria em outro lugar completamente diferente”.

A palestra no palco Rotonde marca sua estreia no programa oficial do festival, embora Fernando já esteja habituado com as apresentações em Cannes. Em anos anteriores, ele frequentemente palestrou em eventos paralelos promovidos pela GUT, que tradicionalmente aluga uma casa na cidade para receber clientes e proporcionar conteúdos relevantes. Desta vez, ele acredita que o convite partiu da plataforma WARC — parte do ecossistema do Cannes Lions — como reconhecimento direto do Grand Prix global de efetividade conquistado pela campanha do Mercado Livre.

O conteúdo da palestra abordará sobre como a filosofia criativa — representada pelo slogan “O melhor está chegando” — ultrapassou os limites da comunicação para influenciar a própria estratégia de negócios do Mercado Livre. Ribeiro destaca que, embora a agência tenha conquistado dois Grand Prix em Cannes com o cliente, o foco da apresentação será menos sobre publicidade e mais sobre negócios e visão estratégica.

Junto de Sean Summers, executivo considerado um dos CMOs mais influentes da América Latina, Fernando também compartilhará dados do The Bravery Scale — uma metodologia concebida pela GUT para medir a coragem das decisões de marca. A dinâmica da apresentação será construída como um diálogo entre os dois, refletindo a sinergia entre agência e cliente.

Quando perguntado por Dilma sobre a participação da GUT no festival este ano, Fernando foi otimista e disse que espera receber muitos Leões. A agência inscreveu um número recorde de peças, na história da GUT, em categorias relacionadas diretamente à estratégia, como Creative Strategy, Creative Data, Creative Effectiveness e Business Transformation.

Questionado sobre as tendências que deverão marcar Cannes 2025, Fernando destacou três grandes movimentos: o papel ampliado das agências como parceiras de negócio e não apenas de comunicação; a “memeficação” das marcas, com empresas utilizando suas propriedades intelectuais como ativos culturais dinâmicos; e o equilíbrio entre o atemporal e o temporal ou, como define, entre o timeless e o timely. Essa última reflexão, segundo ele, será um dos pilares das campanhas mais premiadas do festival.

O Marcas pelo Mundo acompanhará de perto esse e outros importantes momentos do festival. Fique ligado!

A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew´Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.

Assista:

 

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp