Cannes Lions 2025 – Apple destaca toque humano como seu principal diferencial criativo

Cannes Lions 2025 - Apple destaca toque humano como seu principal diferencial criativo
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Tor Myhren, VP Global de Marketing da Apple, empresa apontada como Creative Marketer of the Year Award pela organização do Cannes Lions, conta histórias que mostram um emocionante lado humano da Apple e forte posicionamento em questões éticas como privacidade e acessibilidade
Tor Myhren, Vice-Presidente Global de Marketing da Apple, empresa reconhecida como Creative Marketer of the Year pela organização do Cannes Lions, abriu a maratona de palestras do evento em 2025 com uma emocionante apresentação sobre o lado humano da marca, mostrando como um storytelling poderoso e a humanidade podem ser diferenciais criativos.
Myhren recorreu a um exemplo de sua vida pessoal para mostrar que o conceito está longe de ser apenas um posicionamento da Apple. Certa manhã, seu pai de 88 anos esqueceu seus aparelhos auditivos em uma visita à Califórnia e acabou usando os AirPods do filho como alternativa, que se revelaram tão bons quanto os aparelhos auditivos.  “Não foi o algoritmo que nos disse para transformar os AirPods em aparelhos auditivos. Foi o coração”, disse. A história virou um símbolo para a crença da empresa de que  o “toque humano” é o segredo para construir valor duradouro e é o “superpoder” da indústria.
Tor Myhren, com duas décadas de experiência em marketing e cinco anos na Apple, expressou otimismo sobre a importância da criatividade humana, mesmo diante dos avanços tecnológicos. Ele argumenta que, embora 95% da indústria possa ser automatizada por aplicativos, a capacidade de evocar emoções – como riso, choro, perdão ou amor por uma pessoa, ideia ou marca – segue sendo um diferencial competitivo insubstituível. “Nenhuma tecnologia, algoritmo ou inteligência artificial é capaz de replicar a profundidade do sentimento humano. A criatividade humana é a base sobre a qual a indústria foi construída, e é o jogo que ela pode vencer”, disse o executivo.
Apesar de a Inteligência Artificial (IA) já ser reconhecida como uma ferramenta revolucionária, com potencial para transformar todos os aspectos do processo criativo e impactar instituições rapidamente, Tor Myhren não acredita que a tecnologia irá “matar” a criatividade humana. “Ela, no entanto, exigirá que os profissionais a cultivem ativamente. A IA é vista como uma parceira para otimizar processos, tornando-os mais fáceis, rápidos e eficazes, atuando como o melhor parceiro criativo que a indústria já viu. No entanto, a geração de emoção e conexão permanecerão exclusivamente humanas, e a indústria deve abraçar a IA como aliada para impulsionar e amplificar a criatividade humana, não para substituí-la”, projetou.  Apesar dos temores que o cenário inspira, Myhren foi direto: “A boa notícia é que a IA não vai matar a publicidade, mas a ruim é que também não irá a salvá-la“.
Os avanços tecnológicos também levantaram preocupações éticas que a Apple transformou em temas de campanhas publicitárias recentes, como “Privacidade como Direito Humano” para o navegador Safari. “A privacidade é um valor fundamental para a Apple, considerada um direito humano e incorporada em cada produto. Uma campanha anterior de privacidade, lançada há seis ou sete anos, foi um risco que iniciou uma conversa crucial na indústria”, contou. A campanha recente do Safari, um navegador que “realmente se importa com a privacidade”, desafiou os usuários a reconsiderar suas escolhas de navegador. A execução visual única, com criaturas “BirdCamp” que precisavam parecer vivas e reais, reforçou o valor do toque humano e a impossibilidade de a IA replicar tal nível de craftsmanship.
A campanha “Shot on iPhone”, que celebra uma década este ano, começou com fotos de usuários em outdoors globais e evoluiu para um perfil no Instagram com 34 milhões de seguidores, que diariamente compartilham fotos, vídeos e criatividade humana. A iniciativa demonstra o poder da democratização da criação de conteúdo, com usuários e profissionais utilizando o dispositivo para contar histórias. Exemplos incluem curtas-metragens (como um filme em Wuhan, China, por Liu Liyuan), videoclipes de artistas como Selena Gomez, Lady Gaga e New Jeans, e até mesmo um teaser para o filme “28 Years Later” do diretor Danny Boyle, que usou 20 iPhones para criar um efeito de “bullet time” similar ao de Matrix, reforçando a autenticidade e o alcance da marca.
Para concluir a apresentação, Myhren, afirma que caberá aos executivos de marketing das empresas em geral avaliar a integração de valores humanos (como acessibilidade e privacidade) nas campanhas para fortalecer a conexão emocional com o público e a reputação da marca. “Será importante explorar oportunidades para marketing experiencial e ativações físicas que complementem estratégias digitais, visando maior engajamento e memorabilidade da marca”, aponta. Desenvolver estratégias para alavancar conteúdo gerado pelo usuário e a democratização da criação de conteúdo, fomentando autenticidade e alcance da marca, também será fundamental para as empresas com o avanço das novas tecnologias derivadas da IA.
O prêmio de Anunciante Mais Criativo do Ano foi concedido pela segunda vez para a Apple, desde que o Cannes Lions começou a conceder o título, em 1992, à empresas que demonstram excelência consistente e trabalhos de grande valor em um período sustentável. Simon Cook, CEO do Cannes Lions, destacou que o reconhecimento à Apple se deve à sua liderança estratégica e à habilidade de conectar-se com clientes por meio de ideias brilhantes e execução impecável, frequentemente com um toque emocional, sofisticado e, por vezes, humorístico. Tor Myron, Vice-Presidente de Comunicações de Marketing da Apple, recebeu o prêmio, enfatizando a abordagem pioneira e apaixonada da empresa em seu marketing.

A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew´Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.

Leia outras notícias:https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp