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Cannes Lions 2024 – Reflexões e Insights de Fabio Melo, Diretor de Marketing da M. Dias Branco

Cannes Lions 2024 - Reflexões e Insights de Fabio Melo, diretor de Marketing da M. Dias Branco

Nos corredores em torno do Palais, onde acontece o Festival Cannes Lions, circulam diversas personalidades e profissionais do mundo do marketing que fazem a diferença no mercado. O Marcas pelo Mundo encontrou com Fabio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco, que participou pela primeira vez desse evento que celebra a criatividade e a inovação na indústria.

Em entrevista concedida à jornalista Elisangela Peres, Melo expressou seu entusiasmo com o festival. “Minha primeira vez em Cannes e já fico pensando porque não vim antes. Este festival é realmente inspirador demais. Ele movimenta a indústria, aponta tendências e aborda a criatividade e o consumidor. Estar aqui é uma forma de reconectar com tudo isso”, disse Melo.

Fabio Melo destacou que mergulhou nas inúmeras apresentações e palestras, anotando muitos insights. Um dos temas centrais foi a inteligência artificial (IA), que, segundo ele, está transformando a indústria de maneira profunda. “Ouvimos PJ Pereira comparando que a IA é quase o descobrimento do fogo, algo extremamente poderoso e transformacional”, comentou.

Além disso, Melo ressaltou a importância de aliar criatividade à eficiência e construção de marca, com resultado. “Não é só a criatividade pela criatividade. Muitos casos apresentados mostraram como traduzir a provocação do festival em resultados para as companhias”, explicou.

Criatividade como Motor de Crescimento

Com uma vasta penetração no mercado brasileiro, a M Dias Branco possui mais de 15 marcas e 93% de penetração no Brasil. Para Melo, a criatividade é um pilar essencial para a performance e eficiência da empresa. Ele enfatizou que a criatividade não deve ser aplicada apenas na comunicação, mas em todos os pontos de contato e processos internos da companhia.

“A criatividade e o festival ajudam a alimentar o principal combustível do nosso crescimento: as marcas. É através das marcas que geramos mais vínculos, tornando-as mais únicas, com uma proposta proprietária que as diferencia e gera valor. Isso dá para precificar e atrai novos consumidores. Acredito que esse é o grande negócio de quem trabalha na indústria de consumo. Tem que pensar nas marcas em primeiro lugar, pois elas são a soma de muitos fatores. Portanto, ver o Festival premiando todas as categorias e temas diferentes ressalta a complexidade e o quão fascinante é o nosso trabalho, afirmou.

Case de Sucesso: Aceita Cookies

No Cannes Lions, um dos momentos mais marcantes para a M Dias Branco foi a conquista dos dois primeiros Leões da companhia no ano passado, com a campanha “Aceita Cookies?”, criada pela agência Lew´Lara\TBWA. Em meio à transição da internet em relação aos cookies, a empresa enviou cookies de verdade para a casa das pessoas, transformando uma interação normalmente cansativa em uma oferta deliciosa.

Principais Insights para o Futuro

Para finalizar a entrevista, Fábio Melo compartilhou o principal insight que levará de Cannes: a importância de focar nas pessoas. “Falamos muito de consumidor, de shopper, mas no fim estamos falando de gente. Pensar além da categoria e entender os desejos profundos das pessoas, os valores e não necessariamente, como eu quero comer um biscoito, abre um leque de soluções muito mais poderoso”, concluiu.

Assista:

 

O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.

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