A Vanish e a Abrace – Programas Preventivos, fundadora do Programa Escola Sem Bullying, realizam uma live para debater o cenário de violência escolar. O encontro acontece hoje, dia 7, às 19h30 no Dia Nacional de Combate ao Bullying, e recebe o influenciador e palestrante sobre paternidade Tadeu França.
De acordo com a PeNSE, divulgada pelo IBGE em 2022, mais de 40% dos alunos entrevistados relataram que já foram alvos de bullying. Dentre eles, 24% disseram que a vida não vale a pena, afirmação preocupante, principalmente para uma criança.
Benjamim Horta é diretor-fundador da Abrace – Programas Preventivos e do Programa Escola Sem Bullying, que há mais de 12 anos tem como objetivo combater e prevenir a violência, se dedicando a oferecer soluções para trabalhar o assunto nas escolas de todo o Brasil, e irá palestrar no Fórum Mundial Antibullying 2025 em Stavanger, na Noruega, representando o Brasil pela terceira vez. Ele participa da live pelo perfil @escolasembullying ao lado do convidado Tadeu França, conhecido por falar de paternidade nas redes e fora dela com um tom descontraído, mas abordando assuntos importantes. Benjamim é autor do livro infantil “Gugo, o carneiro peludo”, que traz reflexões antibullying e antirracistas de forma lúdica. Quem irá mediar a conversa pelo perfil @vanish_brasil é Karine Vargas, jornalista e especialista em prevenção ao bullying pela universidade de Clemson, na Carolina do Sul, nos EUA. Ela atua como diretora de operações da Abrace e do Programa Escola Sem Bullying.
Durante a transmissão, será exibido o curta-metragem As Manchas do Bullying, lançado este ano por Vanish em parceria com a instituição como parte da campanha de volta às aulas, idealizada pela BETC Havas. A colaboração também inclui ainda um e-book gratuito para incentivar o diálogo sobre o tema. Além disso, escolas parceiras têm acesso a livros paradidáticos, um curso de prevenção ao bullying e planos de aula exclusivos para abordar a questão em sala de aula.
“Desde o início da campanha, nos envolvemos profundamente com o tema, e uma data tão importante não poderia passar em branco. Nosso objetivo é reforçar que combater o bullying exige uma abordagem ampla, considerando desde as dinâmicas no ambiente escolar até a escuta ativa e o diálogo com as crianças para reconhecer sinais e promover o respeito entre colegas”, afirma Ricardo Monteiro, gerente de marketing de Vanish no Grupo Reckitt. “Nossa instituição foi fundada para gerar impacto social e oferecer soluções para combater a violência escolar de forma prática. Essas coisas só são possíveis quando trabalhamos coletivamente. É de extrema importância encontrar parceiros pelo caminho, somar forças para levar mudanças e melhorias para o dia a dia de pais, crianças e educadores, e Vanish tem sido uma ótima companheira nessa missão”, exalta Benjamim Hora.
Leia mais notícias: