MarcasPeloMundo_branco

Riot Games expande universo de LoL em música criada com Criolo

A Riot Games lança hojoe, dia 20 de julho, um novo videoclipe em que celebra a comunidade de League of Legends.

A Riot Games lança hojoe, dia 20 de julho, um novo videoclipe em que celebra a comunidade de League of Legends, um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo, com uma música inédita do cantor Criolo: “Orgulho Loco”.

O videoclipe, feito em parceria com a produtora mdois, está no ar nos canais de League of Legends Brasil, contando com vários “easter eggs” e efeitos gráficos que convidam os fãs de LOL a ver, no mundo real, toda a adrenalina que vivenciam diariamente ao jogar. A ação faz parte da campanha da Riot Games ‘Deixe sua marca’, que tem como principal objetivo homenagear ao longo de 2023 os jogadores de LOL, fazendo com que se sintam reconhecidos e abraçados pela Riot, além de orgulhosos de fazerem parte da comunidade.

Diego Martinez, Gerente Geral da Riot Games no Brasil, afirma: “A ideia da música e do clipe é manifestar toda a emoção que uma partida de LOL traz para quem joga, mostrando como os jogadores se conectam com seus campeões favoritos, além da aproximação e troca real com outros jogadores. A parceria com o Criolo foi mais uma forma que encontramos de celebrar a forte relação da comunidade com o jogo, convidando um artista de enorme talento e que tem afinidade com o público. Assim como Criolo deixou sua marca no mundo da música, ter ele à frente desta produção foi pensado para criar algo inédito e especial aos fãs de LOL, que consiga também imprimir uma marca dos jogadores dentro do League”.

Produzido pela Pródigo Filmes e dirigido por Denis Cisma, com pós-produção da Warriors VFX, dos sócios Adriano Costa e Daniel Soci, o videoclipe da Riot Games traz personagens e utensílios populares entre a comunidade do jogo em cenas de ação em meio à arquitetura urbana de São Paulo, mais precisamente em frente ao painel de LOL grafitado em um prédio no centro da cidade que foi inaugurado para a comemoração de dez anos do servidor brasileiro de LOL, no ano passado. “Trata-se de uma briga de irmãos, Yone e Yasuo, assim como está representado no grafite do prédio, onde se inicia o filme. O roteiro foi escrito de maneira colaborativa com a Riot e foi feito para os fãs, jogadores como eu. Não enaltecendo os pró-players somente, mas também os jogadores mais dedicados. Filmamos o clipe em três diárias, com gruas e cabos de aço, e os atores ensaiaram todos os movimentos com um coordenador de luta antes das filmagens. Os efeitos de pós-produção levaram quase três meses para serem feitos, num trabalho primoroso da Warriors. A escolha musical também me deixou muito à vontade. Riot escolheu Criolo para escrever a letra e interpretar a música, um amigo de longa data e grande parceiro criativo”, explica Cisma, da Pródigo Filmes, o diretor do clipe, que é também “Lolzeiro”.

Elton Felix, VFX producer da Warriors VFX, também disse que o projeto foi desafiador e excitante ao mesmo tempo, também pelo fato de ter muitos fãs de LOL na equipe. “Junto do Cisma, tivemos a chance de trabalhar na parte técnica e criativa de maneira conjunta desde o início do briefing, e foi sem igual. As armas por si só foram um desafio. Desenvolvemos todo o conceito e os modelos das armas em uma linguagem hextech que nunca havia sido explorada antes para esse cenário e trabalhamos para desenvolver materiais que equilibrassem diversas partes técnicas e criativas juntas. Ver o Barão de Nashor e os poderes dos personagens tomarem vida foi incrível”, diz Elton.

Participar da criação de “Orgulho Loco” foi um diferencial para Criolo entre seus outros trabalhos no universo dos games, despertando uma afinidade especial com League of Legends. “Sempre gostei do mundo do game, então eu sempre me imaginei estar envolvido com esse universo e contribuir de alguma forma. Fui convidado para escrever e compor a letra, então recebi todo um suporte da equipe Riot para entender o universo, a mitologia, como tudo isso foi construído. Tive uma incursão, não apenas aos conceitos e regras do jogo, mas ao perfil psicológico de cada personagem. Eu acabei me apaixonando pelo jeito de como se dá essa mitologia e todas as referências que foram utilizadas para fazer a construção desse mundo, que vai além do lúdico. Foi um desafio muito grande e que fez eu me desenvolver de um jeito que até então eu não tinha experimentado em minha carreira”, explica Criolo.

“O maior desafio da produção da música foi fundir um estilo mais moderno, as texturas urbanas e os ritmos brasileiros. Exploramos ritmos e influências bem diferentes entre si, com elementos do hip-hop, maracatu, funk carioca, rock e até mesmo da música eletrônica, sendo o Criolo um grande elo entre todos esses universos musicais. Nosso objetivo era garantir que essa fusão ocorresse de maneira orgânica e que falasse a língua do jogador. Buscamos criar uma música autêntica para a comunidade, algo que fosse especial, um presente”, conta Samuel Ferrari, Produtor musical e Fundador da mdois.

Como a música é uma homenagem à comunidade de LOL, Criolo reconheceu a força que ela tem e seu papel fundamental em fazer o League do tamanho que é. “Entendi também como se deu essa comunidade brasileira, como foi crescendo e se desenvolvendo, e como os fãs, com suas contribuições, deram uma nova cara, um novo jeito, não só pro jogo, mas para todo esse ambiente que a Riot acaba criando os alicerces e vendo como em cada país isso vai acontecendo. E também como esses personagens representam recortes sociais, recortes de como as pessoas enxergam os seus valores e como isso se dá na vida.” A Riot Games continua até o fim de 2023 com a campanha ‘Deixe sua marca’ colocando nos holofotes a comunidade de LOL, homenageando os jogadores, como forma de retribuir toda dedicação dos fãs em todos estes anos de League.

Ficha Técnica:

PRODUTORA: Pródigo Filmes

DIREÇÃO DE CENA: Cisma

PRODUÇÃO: Beto Gauss, Francesco Civita, Nathalie Gautier e Chico Pedreira.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ana Chrysostomo, Rebeca Broncher e Jay Leonel

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO EXECUTIVA: Amália Agatha e Maby Lamarão

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Luiza Campanelli, Samantha Assis e Ric Denner

EQUIPE DE CONTROLADORIA: Rafael Neder, Fabiana Baptista, Everson Martins, Viviane Isabele e Fabio Oliveira

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: Maggie Landim, Cibele Nogueira, Isabel Azevedo, Tunico Rodrix e Ana Lívia

ANIMATIC/STORYBOARD: Daniel Semanas

1 º ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Diego Dossa

2 º ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Andrea Campos

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Davis Fabri

1º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Patrícia Teixeira de Carvalho

2 º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Gabriel Eustaquio da Silva, Karen Schkolnik Burd e Erlon Sousa dos Santos

ASSISTENTE DE SET: Jedai – Adjacir Soares de Oliveira, Feijão – Alessandro Santos da Silva, Sandro de Mello Silva, Robinho – Robinson Souza Santiago, Edson Mendes de Andrade e Gutto – Gutemberg Leandro Ribeiro Dantas

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: William Etchebehere

OPERADOR DE C MERA: Thomas Dupre Filho

1 º ASSISTENTE DE C MERA: Jair Silva

2º ASSISTENTE DE C MERA: Pio – Guilherme de Souza Silva

GMA: Allan Souza de Almeida

VÍDEO ASSIST: Thais da Silva Ferro

DIREÇÃO DE ARTE: Ale Maestro

ASSISTENTE DIREÇÃO DE ARTE: Adriana Franco do Amaral

PRODUTOR DE ARTE: Carlos Alberto Castilho

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO DE ARTE: Isabella Castilho, Rafael de Brito e Bruna Modelli Scain

ASSISTENTE DE SET DE ARTE: Angelino Júnior, Felipe Panice Marini, Adriano Matias e Gilmar Alves da Mota

CONTRARREGRA: André Castilho Baptista

FIGURINO: Marcelo Sommer

ASSISTENTE DE FIGURINO: Luan Gabriel

CAMAREIRA: Valéria Aparecida Leite

PRODUÇÃO DE ELENCO: Giovanna Rouvier

ASSISTENTE DE ELENCO: Gabriel Rouvier e Thiago Santos Dias

ELETRICISTA: Anisio Pacheco Alquezar

1º ASSISTENTE ELETRICISTA: Vinicius Prado Fasciolo

2º ASSISTENTE ELETRICISTA: Daniel Rodrigues Araújo, Denis Manoel Rodrigues da Silva, Maurício Rogério Garbim, Ricardo

ima da Silva e Maguila – Carlos André Alves de Jesus

GERADORISTA: Marcão – Marco Antônio Souza Lima e Paulo Cezar de Miranda

MAQUINISTA: Guzula – Claudino Soares Pires

1º ASSISTENTE MAQUINISTA: Damião Audiram Andrade Ferreira

2º ASSISTENTE MAQUINISTA: Paulo de Santana Oliveira, Gordo – Jeferson Roberto Neves, Alex de Sá Melo e Orleudo Silvestre Barroso

TÉCNICO DE SOM DIRETO: Samuel Braga

TÉCNICO DE EFEITOS ESPECIAIS: Vagner Aparecido (Martão)

ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS: Carlos Alberto de Lima, William Evangelista Pechutti, Fernando Rodrigues Gomes Saldanha, Jefferson Klimke e Cora – Renato Corá da Silva

COREÓGRAFO DE LUTA: Daniel Hu

MAQUIADOR CRIOLO: Alma Negrot

MAQUIAGEM ELENCO: Carla Cristina Carrasco

ASSISTENTE DE MAQUIAGEM: Leticia Naomi Yamauti

MANICURE: Sônia de Araújo Silva

PRODUTOR DE LOCAÇÃO: Edu Lima – Carlos Eduardo de Lima Silva

COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Tutu Mesquita e Priscilla Paduano

ASSISTENTE DE PÓS-PRODUÇÃO: Letícia Harumi

MONTAGEM: Marcelo Vogelaar

ASSISTENTES DE MONTAGEM: Samuel Chuengue e Vitor Bicego

FINALIZADOR: Georges Sakamoto

ASSISTENTE DE ILHA/CENTRAL: Phillipe Cunha

PÓS-PRODUÇÃO E FINALIZAÇÃO: Warriors VFX

Equipe Warriors VFX

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Adriano Costa

SUPERVISÃO DE SET: Daniel Soci

SUPERVISÃO DE EFEITOS: Filipe Ferrarezi e Daniel Soci

DIREÇÃO CRIATIVA: Filipe Ferrarezi

PRODUÇÃO DE EFEITOS: Elton Felix

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Andrey Bianchini

EDIÇÃO ONLINE: Bruno Ferreti

DESIGN E DESENHO – Futvre Factory: Vitor Rolim e Marcelo Pasqua

ASSISTENTE DE – Futvre Factory: Johnny Oliveira e Addai Barceló

COMPOSIÇÃO: Filipe Ferrarezi, Camila Triacca – criacca, Tamiris Tertuliano, Daniel Soci e Eduardo Pricinato

MOTION DESIGN: Nilson Venâncio e Claudio Garcia

FX: Jhony e Filipe Ferrarezi

ROTO&PREP: Diego Ruiz e Aline Sanches

SUPERVISÃO DE 3D: Bruno Wotroba

ASSISTENTE DE SUPERVISÃO 3D: Renan dos Passos – Bardo

ANIMAÇÃO: Norman Lemes

RIG: Daniel Pedron e Lucas Melo

TRACK 3D: Renan Ambrosio

ANIMAÇÃO DE OBJETOS: Renan dos Passos – bardo, Leonardo Sindlinger e Murilo Capponi

SIMULAÇÃO 3D: Eduardo Fedalto

LUZ, SHADER e RENDER: Juan Melo, Renan dos Passos – bardo e Bruno Wotroba

CORREÇÃO DE COR: Fernando Lui – Marla Grading

COLORISTA: Fernando Lui e Luan Montmart

ASSISTENTE: Flavia Dantas

COORDENAÇÃO: Leandro Basso

FICHA TÉCNICA MÚSICA ‘ORGULHO LOCO’

DIREÇÃO MUSICAl: Riot Games, Samuel Ferrari

ARTISTA: Criolo

LETRA: Criolo

MÚSICA: Samuel Ferrari

PRODUÇÃO MUSICAL: Samuel Ferrari

SYNTHS, PROGRAMAÇÕES E BEATS: Samuel Ferrari, Clóvis Vilela

GUITARRAS: Tiago Jardim

PERCUSSÕES: Mauricio Badé, Samuel Ferrari

GRAVAÇÃO DE VOZ, PERCUSSÕES E CORO: Otavio Bonazzi, Cauê Del Grande e Renan Cardoso no Dissenso Studio

GRAVAÇÃO ADICIONAL DE VOZES: André Nine

MIXAGEM: Maurício Cersosimo

MASTERIZAÇÃO: Maurício Gargel

SOUND DESIGN AND MIXAGEM FILME: Glauber Coelho

PRODUZIDO NOS ESTÚDIOS MDOIS

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/riot-games-explora-a-criatividade-dos-brasileiros-em-campanha-de-valorant/

https://marcaspelomundo.com.br/