MarcasPeloMundo_branco

Pacto pelos 15% com Fome mobiliza campanha da Ação da Cidadania

Pacto pelos 15% com Fome mobiliza campanha da Ação da Cidadania

Atualmente, 33,1 milhões de brasileiros passam fome, o que representa 15% da população do país. Muito se pensa sobre o que se pode fazer a respeito, como é possível amenizar este quadro, a melhor forma de contribuição e quais os canais confiáveis. Para reverter este cenário e convocar a população, a Ação da Cidadania está promovendo uma grande aliança entre entidades da sociedade civil e empresas, grupos de mídia, agências de comunicação e publicidade, pessoas físicas, artistas e influenciadores para a execução do Pacto pelos 15%. A iniciativa #15por15 apresenta o conceito criativo da Artplan, pertencente ao Grupo Dreamers, e está programada para ser lançada na nesta sexta-feira (15).

O objetivo é viabilizar doações às instituições envolvidas e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança alimentar. A mobilização parte do insight – se você não está entre os 15% que passa fome, tem que ser parte da solução – e oferece uma plataforma que simplifica a doação sugerindo o número 15 como o marco para qualquer coisa que a pessoa esteja disposta a contribuir, ou seja, 15 de algo que a pessoa tenha para ajudar a quem tem fome – R$ 15 centavos, R$ 15 reais; 15 segundos nos stories, no show, na programação; 15% nas vendas; 15 games no Twich; 15 minutos como voluntário, etc.

“Quem trabalha no mercado de comunicação tem um grande poder em mãos. Se as agências separadas já provocam transformações a níveis globais com seus trabalhos e ativações, imagina o grande impacto positivo que podemos causar se nos juntarmos em benefício de uma única causa: acabar com a fome. Por isso, convido nosso mercado a entrar neste movimento – não apenas no discurso, mas na aplicação prática dessa causa que é tão urgente e sensível”, anuncia Rodolfo Medina, presidente executivo do Grupo Dreamers.

O Pacto também é uma oportunidade para que a sociedade conheça e se torne parceira e apoiadora das iniciativas promovidas pelas organizações mapeadas no site. Essa contribuição pode ser realizada por meio da doação específica nos canais de captação online, divulgação das ações nas redes sociais e voluntariado.

O movimento foi inspirado a partir da releitura da mobilização feita, há 30 anos, por Herbert de Souza, o Betinho, quando também convocou o país inteiro a lutar pelo direito à alimentação, movimento que deu origem à Ação da Cidadania – Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que hoje está à frente da campanha.

“Diante da tragédia humanitária em que se encontra o país, é preciso transformar a nossa indignação em ações concretas, e entender que 15% da população brasileira passando fome é um problema de todos. Como fizemos há 30 anos, a solidariedade será a força motriz para ajudar as 33 milhões de pessoas que hoje, neste exato momento, não têm o mais básico dos direitos humanos: a alimentação. As futuras gerações vão nos perguntar como deixamos a fome chegar a este ponto, e a nossa resposta precisa começar agora, primeiro com a nossa consciência, e depois com o Pacto Pelos 15% com Fome”, afirma Daniel Souza, filho de Betinho e presidente do Conselho da Ação da Cidadania.

O Pacto pelos 15% com Fome já tem a adesão de diversas entidades nacionais e regionais, são elas: Central Única das Favelas (Cufa), Gastromotiva, OAB Nacional, Bem Maior, IDIS, GIFE, Pacto Global, G10, União BR, Voz das Comunidades, Ethos, Fiocruz, Instituto Phi, Instituto Claro, Visão Mundial e Amigos do Bem. O Grupo Dreamers – que engloba empresas como Artplan, Rock in Rio, Dream Factory -, Eletromídia, Dadivar, Vol, Atados, iFood, Assaí, B3, Mercado Livre, Benfeitoria e Claro também integram a mobilização, assim como artistas, empresários, influenciadores e ativistas.

 A página disponibiliza três formas de ajudar no combate à fome. A primeira é a doação direta para as ONGs e organizações que integram o Pacto, por meio de um canal de captação dentro do próprio site, que direciona a quantia direto para elas. Para quem optar pela divulgação da campanha nas redes sociais e em espaços de convivência, por exemplo, a plataforma permite o compartilhamento de materiais em formato digital, além de opções para downloads de folhetos e cartazes. Por último, o site possibilita o cadastro de interessados em atuar como voluntários, auxiliando a pessoa na busca pelo trabalho social junto às entidades.

Empresas, grupos de comunicação e publicidade e organizações da sociedade civil que queiram fazer parte do Pacto pelos 15% com Fome devem escrever para:[email protected].