MarcasPeloMundo_branco

MSC apresenta campanha que reforça o seu compromisso de longo prazo com a sustentabilidade

MSC Cruzeiros mostra como a sustentabilidade está no centro de suas atividades diárias e estratégia de crescimento de longo prazo.

A MSC Cruzeiros acaba de lançar sua nova campanha, intitulada “Descubra o futuro dos cruzeiros”, que mostra como a sustentabilidade está no centro de suas atividades diárias e na sua estratégia de crescimento de longo prazo. A ação foi lançada em mais de 30 países por meio de uma ação de marketing multicanal, incluindo TV, mídia out of home, impresso e mídias digitais e sociais.

A marca faz uma reflexão em como será o futuro dos cruzeiros e esta questão é o mote de toda a campanha. O conceito criativo, ousado e distinto é sobre o compromisso da Companhia em ser o futuro dos cruzeiros, mostrando o desempenho ambiental da frota com vislumbres da vida a bordo, de uma maneira calorosa, charmosa e envolvente. Desde as tecnologias sustentáveis integradas nos navios da Companhia, passando pela exclusiva oferta de entretenimento e espetáculos, aos inovadores conceitos gastronômicos, a MSC Cruzeiros ultrapassa os limites da experiência de férias em alto-mar.

O comercial de TV foi gravado a bordo do primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros e o mais avançado em termos ambientais até o momento, o MSC World Europa, inaugurado em novembro de 2022. Embora se concentre em algumas das tecnologias e soluções ambientais únicas deste novo navio, a campanha também demonstra o compromisso amplo e de longo prazo com a sustentabilidade com o progresso da frota, que conta com 21 navios, e em toda a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. Esta, também, é a primeira campanha do setor que se concentra diretamente no compromisso de uma marca com a sustentabilidade, tornando-a uma peça central para seu envolvimento com consumidores, parceiros e outros públicos da sociedade em geral.

Com mais de 300 anos de história marítima, o Grupo MSC, uma empresa familiar, e sua Divisão de Cruzeiros mantém, há muito tempo, uma relação especial com nosso planeta e têm um compromisso fundamental de proteger e preservar os oceanos e o meio ambiente. “Atualmente, os cruzeiros são uma das melhores opções de férias oferecidas aos consumidores e o que muitos de nossos hóspedes não percebem, é que essa escolha também possui um importante aspecto relacionado à sustentabilidade. Há muito tempo, temos focado nossa prática em negócios ambientalmente responsáveis e sustentáveis, além de atentar para a proteção de hóspedes, funcionários e comunidades nas quais operamos. Hoje, mais do que nunca, marcas como a MSC Cruzeiros reconhecem a grande importância do meio ambiente e de um planeta saudável e viável e é por isso que achamos importante assumir um papel de liderança e fazer dos nossos compromissos de sustentabilidade um elemento-chave do nosso discurso com os consumidores e com a sociedade em geral. A sustentabilidade na MSC Cruzeiros é fundamental para o DNA da marca e para a forma como operamos”, afirma Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC.

Isso se reflete no Plano de Ação de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, que estabelece seis fluxos principais de trabalho na empresa: transição para zero emissões líquidas, análise de uso e desperdício de recursos, apoio às pessoas, investimento em turismo sustentável, construção de terminais mais ecológicos e aquisição de suprimentos de maneira sustentável. As ações do plano possuem objetivos com metas mensuráveis. “Há muitos anos que investimos fortemente em soluções e tecnologias que reduzem contínua e progressivamente a nossa pegada ambiental. De 2017 a 2023, investimos mais de oito bilhões de euros em uma frota mais moderna e eficiente, com dez novos navios, sendo cada um mais avançado em termos ambientais do que a anterior. Para a MSC Cruzeiros, a nova campanha de marca é uma ferramenta vital para explicar aos consumidores e outros públicos interessados como o nosso compromisso com a sustentabilidade é articulado em nossos navios e em nossos negócios, além de mostrar como o tema é o centro de tudo o que fazemos”, acrescenta Pierfrancesco Vago. Os esforços da Divisão de Cruzeiros até o momento contribuíram para uma redução da intensidade de carbono de 35% desde 2008, colocando-a em uma boa posição para atender à meta da IMO em toda a indústria de uma redução de intensidade de 40% até 2030.

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está comprometida em alcançar sua meta de longo prazo de operações de cruzeiros com zero impacto até 2050 e está bem avançada nessa jornada. “Nós praticamente já eliminamos as emissões como SOx e NOx de nossas operações e agora estamos focados em reduzir as emissões de carbono utilizando o GNL, o combustível com a menor emissão de carbono disponível em escala atualmente. Já temos um navio utilizando esse combustível e mais dois em construção, com o terceiro planejado para incorporar uma nova tecnologia que minimizará as emissões de metano, reduzindo ainda mais as emissões gerais de gases de efeito estufa ao usar o GNL”, diz Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.

“Este é o primeiro passo em nossa jornada que envolve, a curto prazo, a transição para o combustível GNL, baixo carbono no médio prazo e, a longo prazo, os combustíveis com zero emissões líquidas, incluindo bio e GNL sintético e o biometanol. Como os combustíveis de baixo carbono ainda não estão disponíveis em quantidades significativas, estamos ajudando a acelerar o seu desenvolvimento por meio de investimentos em novos navios cada vez mais avançados e tecnologias ambientais relacionadas. Em cada novo navio de cruzeiro construído, a MSC Cruzeiros apresenta e testa novas soluções tecnológicas que podem utilizar esses combustíveis, fornecendo o incentivo necessário para fornecedores e governos responsáveis pelo abastecimento, mostrando-lhes que estamos prontos e ávidos por combustíveis com baixo teor de carbono e com zero emissões líquidas”, acrescenta Linden Coppell.

O MSC World Europa é o primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros. Comparado ao combustível marítimo padrão, o GNL elimina praticamente as emissões de poluentes atmosféricos locais, incluindo óxidos de enxofre e particulados, além de reduzir significativamente os óxidos de nitrogênio, atingindo uma redução de CO2 de até 25%. O GNL efetivamente abre caminho para a adoção de combustíveis com baixo teor de carbono e com zero emissões liquidas, como bio-GNL, GNL sintético e, finalmente, hidrogênio verde, permitindo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como células de combustível. Com este navio, a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está testando uma tecnologia de célula de combustível de óxido sólido que oferece um potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com os motores convencionais de combustão interna. A Divisão de Cruzeiros pretende fazer mais avanços com essa tecnologia em futuras construções e ampliar o uso de células de combustível. O segundo navio da MSC Cruzeiros movido a GNL, o MSC Euribia, será entregue em junho de 2023, enquanto o terceiro, o MSC World America, está em construção e será entregue em 2025.

Enquanto essas grandes transições acontecem, a MSC Cruzeiros está tomando medidas importantes para reduzir suas necessidades de energia, incluindo digitalização, otimização de rotas e introdução de uma ampla gama de tecnologias de economia de energia. “Estamos continuamente otimizando o uso de energia a bordo por meio de soluções específicas e altamente inovadoras, incluindo sistemas de ventilação inteligentes e sistemas avançados de ar-condicionado, com circuitos de recuperação de energia, que permitem uma distribuição eficaz de calor e frio. Nossos navios coletam e transmitem milhares de conjuntos de dados diferentes para equipes especializadas dedicadas em terra. Esses dados são usados para entender melhor como os navios operam e para otimizar continuamente o uso de energia, melhorando a eficiência em todas as áreas de operação”, diz Linden Coppell.

Os novos navios utilizam eficiência energética, com iluminação por LED, enquanto o sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado se ajusta automaticamente ao clima e ao número de passageiros a bordo. Além disso, o desempenho hidrodinâmico é otimizado devido as novas medidas nas pás das hélices, assim como os cascos que são revestidos com tintas especiais que retardam o crescimento de organismos marinhos, reduzindo assim o arrasto e melhorando a eficiência energética. A tecnologia de energia proveniente em terra foi instalada em todos os novos navios da MSC Cruzeiros como equipamento padrão desde 2017 e, juntamente com as atualizações, cobriu 65% da frota total no final de 2022. Outros navios serão adaptados à medida que os portos de seus itinerários disponibilizarem essa tecnologia. A MSC Cruzeiros está empenhada em usar energia proveniente em terra sempre que possível.

Os sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) estão instalados na maioria dos navios da frota, o que reduz as emissões de óxido de enxofre (SOX) em 98%. Sistemas de redução catalítica seletiva (SCRS) estão instalados nos navios mais novos, reduzindo as emissões de óxido de nitrogênio (NOX) em até 90%. Além disso, todos os navios movidos a GNL resolverão imediatamente a questão das emissões de NOX ao mesmo nível alcançado pelo SCR, constituindo assim outra vantagem significativa do GNL em relação ao combustível marítimo fóssil tradicional.

Os responsáveis pela conformidade ambiental a bordo lideram uma equipe dedicada de gerenciamento de resíduos, que é responsável por coletar, separar e armazenar com segurança resíduos e materiais recicláveis, incluindo plásticos, papel e papelão, vidro, alumínio e outros materiais. Os materiais descartados a bordo são compactados, separados ou incinerados, e o material residual é cuidadosamente entregue em instalações de recepção portuária dedicadas para reciclagem ou descarte. Ao colaborar com seus fornecedores, a MSC Cruzeiros reduziu consideravelmente o desperdício de embalagens, por meio de designs mais inovadores.

Economizar e produzir água também são ações importantes. Os navios da MSC Cruzeiros estão equipados com modernas instalações de produção de água. Quase toda a água usada a bordo é autoproduzida, com osmose reversa altamente eficiente e/ou sistemas de evaporação, produzindo água doce limpa a partir da água do mar. Cada navio tem capacidade para produzir mais de 3 milhões de litros de água doce por dia. Os navios mais recentes da MSC Cruzeiros estão equipados com sistemas avançados de tratamento de águas residuais, permitindo o tratamento a bordo com um padrão mais elevado do que muitas estações de tratamento de águas residuais em terra.

A Companhia está em total conformidade com a Convenção Internacional para o Controle e Gerenciamento de Água de Lastro e Sedimentos de Navios, tendo todos os seus navios equipados com sistemas de tratamento de água de lastro aprovados e certificados. Toda a água de lastro é filtrada e tratada com UV antes de ser descartada no mar, para garantir que não contenha organismos aquáticos nocivos e patógenos.

Os navios da MSC Cruzeiros são projetados e construídos para minimizar o impacto na vida marinha. Isso se reflete, por exemplo, em tecnologias que permitem reduzir o ruído subaquático. Além disso, a MSC Cruzeiros apoia os esforços para preservar a população ameaçada de cachalotes no leste do Mar Mediterrâneo. Isso está sendo feito, redirecionando os navios na área para o oeste e sul do Peloponeso e ao sudoeste de Creta. Modificações de rotas entre abril e outubro, quando os cruzeiros operam nessa região, ajudam a contribuir para a sobrevivência das baleias em risco. A MSC Cruzeiros também destacou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de suas atividades no Mediterrâneo ao assinar a Carta de Cruzeiros Sustentáveis no Blue Maritime Summit, em Marselha. Este acordo voluntário reafirma e fortalece os esforços de proteção ambiental, comprometendo os signatários a alcançar um padrão mais elevado do que as regulamentações existentes em 13 áreas de ação.

A MSC Cruzeiros também está determinada a desempenhar um papel na proteção da vida selvagem e no apoio à regeneração do habitat, tornando a preservação outro pilar de seu compromisso geral com a sustentabilidade. Como tal, seu principal programa de conservação marinha se concentra nas águas ao redor da ilha privativa da Companhia, a Ocean Cay MSC Marine Reserve, localizada nas Bahamas, a aproximadamente 104 quilômetros ao leste de Miami. Antes um local de extração industrial de areia, a Ocean Cay foi transformada pela Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC em um destino turístico, cercado por águas azuis cristalinas que abrigam importantes espécies marinhas e habitats de corais. Em 2021, foi anunciado o projeto e desenvolvimento do novo Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation na Ocean Cay. Uma das ações focais do centro envolve trabalhar em colaboração com uma equipe de acadêmicos e especialistas ambientais para identificar espécies resistentes e genótipos de corais capazes de sobreviver ao aumento da temperatura do oceano.

A MSC Cruzeiros também trabalha em estreita colaboração com operadores turísticos e parceiros da indústria para apoiar e promover práticas de turismo sustentável. A marca fez parceria com a Travelife, empresa líder em treinamento, gestão e certificação para empresas de turismo comprometidas com a sustentabilidade. A equipe de excursões em terra da MSC Cruzeiros trabalha com operadoras de turismo em todo o mundo para identificar excursões baseadas em fortes princípios de sustentabilidade. Conhecidas como ‘Protectours’, essas excursões são projetadas especificamente para educar os hóspedes. Cerca de 70% dos Protectours agora incluem transporte de baixo impacto – incluindo caminhada, ciclismo ou caiaque – e muitos fazem uma contribuição direta ao meio ambiente através do apoio a espécies ou proteção de habitat. Por exemplo, mais ônibus elétricos e híbridos estão sendo usados para os hóspedes irem de portos a locais turísticos na Dinamarca, Finlândia, Noruega, Espanha e Suécia com a MSC Cruzeiros, com o objetivo de aumentar a utilização de transporte terrestre ecológico no futuro.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/veiculos/mercado/midia-dados-brasil-passa-a-ser-credenciado-pelo-cenp/

https://marcaspelomundo.com.br/