Ministério da Saúde lança ação nacional de enfrentamento às arboviroses

O Ministério da Saúde lança nova ação nacional de enfrentamento às arboviroses (doenças como dengue, Zika e chikungunya).
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

O Ministério da Saúde lança nova ação nacional de enfrentamento às arboviroses (doenças como dengue, Zika e chikungunya). A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado contínuo para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor dessas doenças que afetam milhares de brasileiros todos os anos.

Focada na mobilização social, a ação ressalta que pequenas atitudes como manter casas, jardins e quintais limpos e sem entulhos evitam o acúmulo de água, impedem a proliferação do mosquito e podem salvar vidas. O aumento no número de casos, na maior parte do país, é esperado entre outubro e maio, período sazonal marcado por altas temperaturas e elevada umidade decorrente das chuvas, condições que favorecem a proliferação do mosquito e a transmissão das doenças. Essa sazonalidade pode variar de acordo com a região geográfica. Por conta desta variação climática, a campanha será dividida em duas fases principais, abordando prevenção e sintomas, sempre com foco no controle do vetor e ações intersetoriais, haja vista a transmissão sustentada em muitas áreas do país, além da integração de todos os serviços ao longo de todo o período.

Fase 1: Prevenção (outubro a dezembro) – O objetivo principal desta fase é incentivar a população a adotar hábitos e condutas capazes de evitar a proliferação do mosquito transmissor e hábitos preventivos, além de preparar e capacitar os serviços de saúde.

Fase 2: Sintomas (janeiro a maio) – Nessa fase da campanha, o objetivo é conscientizar a população sobre a gravidade da doença e que ela pode levar a óbito. Ressaltar as orientações para o reconhecimento dos sinais e sintomas mais comuns e principalmente os de alerta para os casos mais graves, além de incentivar a busca imediata por serviços de saúde logo no surgimento dos primeiros sintomas, e incentivar a hidratação sempre com a responsabilidade de informar sobre os principais sinais e sintomas de cada doença.

  • Dengue

Sinais e sintomas mais comuns

Febre alta
Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos
Dor no corpo e/ou nas articulações
Manchas vermelhas na pele
Enjoo
Dor na barriga

Sinais e sintomas de alerta para casos graves

Cansaço intenso
Vômitos frequentes
Dor forte na barriga
Tontura ou sensação de desmaio
Dificuldade de respirar
Sangramento no nariz, gengivas e fezes

  • Zika

Febre baixa ou ausente
Exantema (manchas vermelhas na pele) que aparecem logo no início
Conjuntivite não purulenta
Dores nas articulações e inchaço nessas regiões
Dor de cabeça
Cansaço
Moleza no corpo
Ínguas

  • Chikungunya

Febre
Dores musculares
Dor de cabeça
Dores intensas nas articulações e inchaço nessas regiões
Manchas vermelhas pelo corpo
Dor atrás dos olhos
Dor nas costas
Conjuntivite não purulenta
Náuseas e vômitos
Coceira na pele, que pode ser generalizada ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés
Diarreia e/ou dor abdominal
Dor de garganta
Calafrios

Outra preocupação do ministério foi a de que o público possa se identificar e se engajar com a causa, por isso a campanha faz uso de situações cotidianas e bem-humoradas, como na ideia do filme em que o mosquito usa um “aplicativo de namoro” para encontrar um local que ele possa desfrutar. A iniciativa conta com filmes de TV, spots de rádio, peças digitais e materiais impressos, que serão veiculados em todo o país, especialmente nas regiões com maior incidência de casos. Com “Não dê chance para a dengue, zika e chikungunya”, o Ministério da Saúde convida cada cidadão a se tornar um agente ativo na proteção de sua família e da sua comunidade. Contra o mosquito, todos do mesmo lado.

Ficha Técnica:

Cliente: Ministério da Saúde

Campanha: Campanha de Prevenção e Controle das Arboviroses 2025

Agência: Calia Comunicação

Direção Geral de Criação: Geisa Lopes

Direção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira

Criação: Filipe Fontes e Ronilton Costa

Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo

Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Cezar Pinheiro e João Pinheiro

Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista, Camila Beatriz e Regina Arruda

Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Ariovaldo Neto, Marcela Silva, André Oliveira, Maicon César, Débora Freitas e Guilherme Paiva

Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar

BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos

Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien de Carvalho

Revisão de Textos: Magda Carlos

Aprovação Ministério da Saúde: Camila Rabelo, Ed Ruas, Francisco Alves, Márcio Nascimento, Kamila Mota e Kelly Rodrigues

Produtora de Filme: In The House Produções Audiovisuais

Direção: Felipe Luchi

Diretora de atendimento: Juliana Vieira

Atendimento: Kamila Rodrigues e Luana Lauricella

Produtora de Áudio: Lira Música

CEO: Marcio Espinosa

Diretor Musical: Duda Follmann

Atendimento: Simone Sbardellini

Fotografia: Flux Estúdio e Filme Ltda

Fotógrafo: Felipe Barreira

Manipulação e Tratamento: Adriano Goulart

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

WT.AG vence concorrência e conquista conta da Odontoprev

A WT.AG assume a conta de publicidade da Odontoprev, empresa que atua no segmento de planos odontológicos na América Latina. A definição ocorreu após processo de concorrência promovido pela companhia. A parceria prevê uma atuação integrada de marketing 360°, com foco em estratégia, criação, social media e inteligência de dados,

Taffarel, Cafu, Rivellino, Pepe e Mengálvio se reencontram no Podpah em ação especial de Guaraná Antarctica.

Guaraná Antarctica reúne lendas da Seleção em encontro histórico no Podpah

A memória afetiva do futebol brasileiro ganhou um novo palco e ele veio em formato podcast. Guaraná Antarctica reuniu cinco nomes eternizados na história da Seleção Brasileira para uma conversa inédita no Podpah. Participaram do encontro Taffarel, Cafu, Rivellino, Pepe e Mengálvio, representantes de gerações que ajudaram a construir os