De acordo com Guilherme Favaro, mais novo CEO da Loja do Mecânico, a companhia entregou seu melhor resultado até julho, e está reparada para continuar com sua expansão em 2025.
Nos primeiros sete meses do ano, a Loja do Mecânico cresceu +16% em vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior, crescendo em todos os canais, sobretudo nas lojas, onde a varejista nativa-digital refinou o modelo de operação e agora enxerga as “mesmas-lojas” crescendo mais que o dobro da inflação. Além disso, o EBITDA aumentou ~30%, fruto de uma expansão para novos canais e uma operação omni bem executada, que amadureceu rápido e ganhou rentabilidade desde o ano passado quando a Companhia investiu na abertura de novas lojas, expansão logística e contratação da nova Diretoria.
Diante de ótimos resultados e da aceleração do plano estratégico, o Conselho de Administração apontou Guilherme Favaro como seu novo CEO. Há um ano ocupando a liderança financeira da empresa, Favaro assume a posição com o objetivo de continuar o plano estratégico de crescimento, que passa pela expansão de novos canais de venda e de novos clientes, e que reforça uma história de mais de 30 anos como varejista digital especializada, fazendo frente a um mercado avaliado anualmente em mais de R$ 150 bilhões, onde o varejo representa aproximadamente 50%.
“Estamos felizes em nomear o Favaro como CEO da Loja do Mecânico. Após 1 ano na posição de CFO, com destaque na revisão do framework de abertura de loja, na otimização do capital de giro e, principalmente, na gestão do time, estamos entusiasmados com esse movimento e o consideramos a pessoa certa para o desafio, tanto pelo lado das competências quanto pelo alinhamento de valores. Estamos confiantes no crescimento consistente para os próximos anos”, comentam os acionistas da eB Capital Eduardo Sirotsky Melzer (Cofundador), Renan Henrique (sócio da gestora) e Márcio Gurgel, quem fundou e começou a história da Loja do Mecânico.
Favaro traz uma sólida experiência multidisciplinar para a posição, com passagens em bancos de investimento nas áreas de fusões e aquisições e mercado de capitais. Ocupou ainda posições de liderança na Tok&Stok, na BCredi, além de experiências internacionais na RHI Magnesita, líder global da indústria de refratários. “É um privilégio assumir a liderança da Loja do Mecânico, uma Companhia 100% brasileira e protagonista de sucesso. Estou comprometido em fortalecer nosso pioneirismo digital enquanto expandimos para novos canais e desenvolvemos nossa rede. Animado para colaborar com acionistas, fundadores e toda a equipe na construção do nosso futuro”, comenta Favaro.
Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e em Engenharia Financeira pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, sua liderança comprovada e visão estratégica agregarão muito, em um momento importante de transformação da Loja do Mecânico. O executivo acrescenta que a empresa irá proteger as suas raízes no mundo digital e fortalecer seu ecossistema de parceiros, fornecedores e clientes, enquanto investe nos hubs omnicanal e na expansão de lojas, que continuará no início do ano que vem.
“O mercado de máquinas e ferramentas é dinâmico, competitivo e vital para o desenvolvimento do Brasil, com muitas oportunidades para que um líder de referência se fortaleça e ganhe mais protagonismo no setor. A Loja do Mecânico, com sua operação nativa digital, está bem-posicionada para crescer em novos canais e promover a estratégia multicanal. Estamos crescendo na média 25% ao ano nos últimos 5 anos e fecharemos 2024 com R$1,6 bilhão de vendas. Queremos ser um parceiro estratégico para os fornecedores e a solução completa para os nossos clientes, oferecendo um ecossistema além do varejo, que vai desde conteúdos técnicos e eventos, como O Mecânico, Revista Carro e nosso Congresso, até um amplo portfólio de produtos para segmentos muito além da mecânica automotiva, com opções de marcas que atendam desde clientes entusiastas do “faça você mesmo” até profissionais técnicos da indústria e independentes, todos com foco em qualidade, inovação e praticidade”, finaliza.
Leia mais notícias: