Em sua primeira edição, o Fest Start chega para ocupar um espaço estratégico no calendário paulistano. Marcado para os dias 29 e 30 de novembro de 2025, no Centro Universitário Belas Artes, o festival será dedicado a experiências imersivas que unem arte, criatividade e inovação. O evento nasce com o propósito de se conectar ao público A e A+, oferecendo vivências sofisticadas que fortalecem o relacionamento das marcas com consumidores altamente exigentes.
A programação ocupará quatro grandes áreas, incluindo dez arenas temáticas, auditórios e espaços ao ar livre. Oficinas de aquarela com artistas internacionais, workshops criativos, espetáculos de pintura ao vivo e atividades interativas compõem o núcleo do festival. A rua da Belas Artes também será transformada em palco de experiências livres, com food trucks e atrações musicais. Estudantes da instituição, cerca de sete mil ao todo, dividirão espaço com convidados externos e membros de clubes culturais, como o Amigo do MAM.
Mais do que um festival de artes, o Fest Start se apresenta como uma plataforma estratégica para as marcas. O evento permitirá que patrocinadores coletem insights sobre comportamento de consumo, gerem conteúdo orgânico e reforcem seu posicionamento diante de um público em busca de autenticidade. A curadoria criativa foi pensada para explorar áreas como sustentabilidade, design, publicidade, audiovisual, arquitetura e artes plásticas, revelando diferentes formas de como a criatividade pode se manifestar.
“A curadoria criativa de cada atividade é um desafio, mas o que nos move é a estratégia de relacionamento a partir das experiências. Este público não é raso, está em constante mudança, se conecta rapidamente e busca vivências autênticas, que façam sentido com as marcas”, explica Thais Volkweis, curadora criativa do Fest Start e sócia-fundadora da Editora Start Watercolor.
A programação artística inclui, também, palestras e apresentações de campanhas publicitárias que se tornaram referência nos últimos 100 anos. “Levaremos para a Arena de Publicidade a magia da animação, passando por campanhas antológicas, como as da Faber-Castell, Cotonetes Johnson e Sharp, em que as artes eram pintadas à mão, até chegar à tecnologia 3D dos tempos atuais, que nos permite infinitas opções artísticas”, explica o diretor da Startanima Rafael Ribas. Além de cases, oficinas de roteiro de livro infantil, construção de personagens, design de produtos, palestras sobre o futuro são destaques do festival.
Outra atração será a arena exclusiva da Jesmonite Brasil, empresa do Reino Unido conhecida como o “material camaleão”, usado em superfícies, revestimentos e peças de decoração. “Queremos que o público vivencie na prática a versatilidade e a qualidade de um material ecológico e inovador, mostrando por que ele é referência internacional em desempenho e tecnologia. Estar no Fest Start é a oportunidade de apresentar a Jesmonite em sua melhor performance: criando conexões reais por meio do fazer artístico, da sustentabilidade e do design”, finaliza Taiany Borges, Jesmonite Brasil.
Para a artista ceramista Michele Garcia, a pandemia transformou comportamentos e fortaleceu propósitos individuais, tendo a arte como força essencial desse processo. Segundo ela, o público A exige qualidade e busca experiências significativas. “O brinde personalizado já não faz mais sentido. O que importa é o faça você mesmo, em conexão com a marca. Na arena de cerâmica, os participantes vão moldar o barro, sentir texturas e levar para casa uma peça autoral feita por eles — assim como outras em porcelana pintada. Esse será o vínculo com as marcas, lembrado todos os dias”, comenta Michele.
Atualmente, quem consome cerâmica valoriza estética, originalidade, sustentabilidade e, acima de tudo, a história por trás de cada peça. “É um público que não busca apenas um objeto, mas uma experiência completa — seja ao adquirir uma obra, seja ao participar de uma oficina”, finaliza Thais Del Monte, da Gaia Esmaltes Cerâmicos. Além de cases, oficinas de roteiro de livro infantil, construção de personagens, design de produtos e palestras sobre o futuro são destaques da programação.
Serviço
- O que: Fest Start | Festival de Arte em comemoração aos 100 anos do Centro Universitário Belas Artes
- Quando: 29 e 30 de novembro de 2025
- Quanto: R$ 210, válido para os dois dias
- Onde: Rua Álvaro Alvim, nº 90 – São Paulo/SP
- Ingressos: https://summerpass.com.br/, a partir de 25 de setembro

