Campanha dribla algoritmo do FB para vender livros e fugir da censura

Campanha de Pedro de Luna atua para driblar a censura e algorítmo do Facebook e do Instagram, para poder ampliar a divulgação de livros.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Na década de 90, a banda Planet Hemp sofreu uma série de censuras. Quase 30 anos depois do início do grupo, desta vez, a sua biografia também vem sofrendo censura pelo algoritmo do Facebook e do Instagram. Anúncios para divulgar o livro “Planet Hemp – Mantenha o Respeito”, de Pedro de Luna, foram vetados das plataformas por causa da palavra hemp, que em inglês significa cânhamo. Sem o apoio das vendas online na rede, Luna optou por uma campanha que pudesse driblar a censura e ampliar a divulgação do livro.

A campanha, intitulada Legalize Meu Anúncio, traz páginas que substituem a palavra hemp por sinônimos da erva, sendo possível direcionar os anúncios sem o veto do algoritmo. Planet Ganja, Planet Erva, Planet Mary Jane, Planet Dois, Planet 4:20, entre outras, possuem informações sobre o livro e o link para vendas online. Para elencar os diversos sinônimos foram realizadas pesquisas e conversas para que também fossem inseridos nomes da cultura popular.

“Censurar a divulgação de um livro é inaceitável. A liberdade de expressão, a cultura e nossa história perdem muito com isso. É preciso sempre lutar. Ainda mais quando a repressão é oriunda de um algoritmo que demonstra muita fragilidade quanto a sua responsabilidade de crivo”, diz Marcio Morgade, Diretor de Criação e um dos criativos responsáveis pela campanha.

“O Planet foi a única banda brasileira que amargou cinco dias de cadeia, em 1997, e se tornou um ícone na luta pela liberdade de expressão. Desde que lancei o livro sobre a banda, não consigo fazer publicidade nas redes sociais por conta do nome. Se eles se chamassem Planet Beer, poderia? A hipocrisia continua,” desabafa Luna, que é jornalista, quadrinista e escritor de livros como “Eu Sou Assim, Eu Sou Speed”, “Brodagens” e “Niterói Rock Underground 1990-2010”.

Com uma mistura de rap, rock e funk, o Planet Hemp entrou para a história da música brasileira como uma das bandas mais influentes do país. Fundado por Marcelo D2 e Skunk, o Planet Hemp sofreu uma série de censuras resultando em shows cancelados, músicas proibidas nas rádios FM e clipe veiculado em horários restritos na televisão. Assinam a campanha Diego Gerhardt, Marcio Morgade e Tiago Pinheiro, com produção da Sugar Cane.

Ficha Técnica:

Produto: Biografia Planet Hemp

Título: Legalize meu anúncio

Agência: Garage

Diretor de Criação: Marcio Morgade

Criação: Diego Gerhardt, Marcio Morgade e Tiago Pinheiro.

Conteúdo: William Santos

Diretor de Planejamento: Eduardo Barbato

Mídia: Luanna Queiroz

RTV: Priscila Dau

Produtora: Sugar Cane

Aprovação cliente: Pedro de Luna

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Lenny Kravitz ganha versão Ken em coleção da Barbie

Lenny Kravitz ganha versão Ken em coleção da Barbie

Lenny Kravitz ganhou uma versão Ken. A Barbie criou um boneco colecionável inspirado no cantor, compositor, músico, produtor, ator e designer para a linha Barbie Signature Kenbassadors™. Esculpido à semelhança do artista, o boneco reproduz elementos de seu visual, incluindo os dreadlocks e os óculos de sol. O figurino foi

Patties x Turma da Mônica | Créditos: Gustavo Pitta

Patties recria chocolate da Turma da Mônica após 30 anos

Após 30 anos, o chocolate da Turma da Mônica dos anos 90 ganha uma releitura pelas mãos da Patties. A marca se uniu à MSP Estúdios para recriar o produto em uma campanha para o Dia das Crianças, que também terá cardápio temático, cards colecionáveis e ativações presenciais. A ação

M&M’S e Marvel dão ingressos para fãs que forem fantasiados ao cinema

M&M’S e Marvel dão ingressos para fãs que forem fantasiados ao cinema

M&M’S e Marvel vão levar a parceria entre as marcas para o cinema em São Paulo. No dia 26 de setembro, o Cinemark do Shopping Eldorado recebe a Sessão M&M’S e Marvel, com exibições gratuitas de “Vingadores: Ultimato Encore” e uma programação de ativações temáticas. Para participar das sessões especiais,

Origamis ganham vida em campanha da Vivo e Samsung

Origamis ganham vida em campanha da Vivo e Samsung

Uma raposa, um coelho e outros personagens feitos de origami ganham vida diante de uma nova forma de dobradura em campanha da Vivo e da Samsung. Criada pela Africa Creative, a comunicação apresenta os smartphones Galaxy Z Fold8, Galaxy Z Fold8 Ultra e Galaxy Z Flip8 a partir de um

Global Products cresce seu portfólio com produtos esportivos na América Latina

Global Products passa a representar Atlas Industries na América Latina

A Global Products, empresa do ecossistema Biosphera.ntwk, firmou uma parceria com a Atlas Industries e passa a representar a fabricante de artigos esportivos na América Latina. O acordo contempla a oferta de produtos do catálogo e o desenvolvimento de projetos personalizados para empresas, distribuidores e varejistas da região. Com sede

99Pay batiza mascote de Lucras e amplia campanha do Acelerador de Lucros

99Pay batiza mascote de Lucras e amplia campanha do Acelerador de Lucros

O cifrão animado criado pela 99Pay para a campanha do Acelerador de Lucros ganhou nome e continuará na comunicação da conta digital. Batizado de Lucras, o mascote retorna na nova etapa da campanha iniciada no primeiro semestre deste ano. O nome foi escolhido por meio de uma votação realizada com

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.