O Grupo ND Record entregou à SPR a missão de posicionar a percepção da sua marca junto aos anunciantes gaúchos, reforçando sua liderança em Santa Catarina e mostrando ao mercado do Rio Grande do Sul que o melhor lugar para anunciar suas marcas em Santa Catarina é na NDTV Record.
Assim, a SPR desenvolveu uma estratégia criativa de prospecção a partir do conceito “Melhor lugar para sua marca em Santa Catarina, Impossível”, evidenciando que o que parece impossível de acontecer em outros estados acontece em Santa Catarina. Fábio Henckel, Diretor de Criação da SPR, explica que a estratégia criativa nasceu de um paradoxo muito claro: enquanto o Grupo ND é líder de audiência em várias regiões de Santa Catarina, muitos anunciantes gaúchos ainda têm uma percepção distorcida sobre o que ele representa.
“Decidimos, então, construir uma campanha que confrontasse esse imaginário de forma ousada, elegante e verdadeira. A ideia de que ‘o impossível acontece todos os dias ao lado’ nos guiou. Mostramos que feitos impressionantes, como o frio recorde, a maior taxa de imigração do Brasil, o maior tenista do país… enfim, coisas que parecem impossíveis, mas são realidade em solo catarinense e ainda passam despercebidas por parte do mercado. Reverter essa miopia de percepção virou nossa missão. Criamos um conjunto de filmes curtos, com humor e dados reais, somados a uma ação de marketing direto provocativa e ativações personalizadas. Tudo com o objetivo de abrir os olhos e os investimentos dos gaúchos para uma potência regional que tem muito a entregar”, destaca Henckel.
O desafio da agência foi comunicar essa mensagem de forma divertida, criativa e próxima do público-alvo. O caminho escolhido foi brincar com a rivalidade saudável que existe entre gaúchos e catarinenses, sem cair no estereótipo ou na caricatura. Os três filmes da campanha são protagonizados pelos Irmãos Miranda, dois influenciadores de humor de Santa Catarina que, dentro do que já fazem no dia a dia, imitam catarinenses e gaúchos com naturalidade, sem parecer algo forçado ou desrespeitoso. O resultado foi uma campanha leve, divertida e criativa, impulsionada pela química pré-existente entre os Irmãos Miranda, o que rendeu filmes espontâneos, dinâmicos e agradáveis de assistir. A ação ganhou reforço no digital com mídia programática e META Ads, e uma ativação personalizada através do envio de uma caixa especial contendo um dado com o número seis em todos os lados, entregue para empresas gaúchas com operações em Santa Catarina, além das principais agências de publicidade do RS.
De acordo com Gilberto Kleinübing, Diretor Comercial do Grupo ND, a estratégia criada pela SPR foi muito acertada. “Queríamos demonstrar aos nossos clientes do RS que somos o melhor lugar para falar com os catarinenses e encontramos na SPR, uma agência gaúcha, um time criativo e dedicado em resolver nossa dor. Com a solução de prospecção criada pela agência, rapidamente fomos buscados por vários desses clientes no sentido de verificarem o que temos de diferente em SC que possa ajudá-los nas suas estratégias de conquistar o consumidor catarinense. Estamos muito felizes com os resultados já alcançados e que certamente se potencializarão ainda mais.”
Ficha Técnica:
Campanha: MELHOR LUGAR PARA SUA MARCA EM SC, IMPOSSÍVEL
Cliente: NDTV Record
Agência: SPR
Peças: Filmes (3 VTs) e mídia digital (Programática e META Ads)
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz
Diretor de Criação: Fábio Henckel
Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock
Planejamento: Guilherme Bueno
Atendimento: Patricia Santejano
Direção de Arte: Cleber dos Anjos e Thiago Favaro Evangelista
Redação: Rafael Fabra e Francisco Ricardo Spiandorello
Arte-Finalização: Joel Nunes
Produção: Luana Ramos
Digital: Fábio Schünke e Julia Augustin
Aprovação do Cliente: Marcelo Petrelli, Gilberto Kleinübing e Janine Farezin
Leia mais notícias:


