28A chegada do UFC reforça a reputação da agência com o mercado, que tem como um dos seus maiores cases de sucesso a conta da NFL, cliente da casa há 10 anos.
Eduardo Galetti, Vice-presidente Sênior do UFC no Brasil, afirma: “Escolhemos a Effect por sua expertise e forte conexão com o mercado brasileiro. O UFC vive um momento de alta audiência e engajamento no Brasil, prestes a retornar ao país com um evento em outubro, o UFC Fight Night: Oliveira x Fiziev, que teve seus ingressos esgotados em menos de duas horas. Contar com uma agência comercial dedicada é fundamental para ampliarmos nossas parcerias e nos aproximar ainda mais a marcas e aos fãs”.
O brasileiro é apaixonado pelo UFC e para além de um engajamento sempre intenso no universo digital (foram mais de 1,6B de views nas redes sociais brasileiras do UFC em 2024), o Brasil é visto como mercado promissor para que marcas se associem à organização. Com mais de 700 milhões de fãs no mundo, o número de entusiastas no Brasil faz jus à performance dos brasileiros no octógono e o país é considerado um dos principais mercados para o UFC fora dos Estados Unidos. Outro dado interessante é a lista de mais de trezentos atletas brasileiros que já fizeram parte do plantel do UFC como as lendas Amanda Nunes, Anderson Silva, Fabrício Werdum, José Aldo, Maurício Shogun, Rodrigo Minotauro e Vítor Belfort.
“Termos sido escolhidos pelo UFC, uma das maiores organizações esportivas do mundo, que conta com uma enorme e apaixonada base de fãs no país, é motivo de grande felicidade para nós da Effect Sport. Ao longo da nossa jornada, nos especializamos em trabalhar propriedades internacionais, sempre procurando entender profundamente o conteúdo, conectando com pessoas apaixonadas pelo assunto, traçando estratégias de entrada e crescimento do ativo”, comenta Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, que atualmente além da NFL, atende também New England Patriots, Miami Dolphins, FIFA, CONMEBOL, Gatorade e Stanley. Ao longo dos 17 anos de história da agência, Team USA (Comitê Olímpico dos Estados Unidos), NBA, WSL, FIBA, SLS, Nike e Red Bull também fizeram parte do portfólio.
“Essa fórmula parece ter dado certo porque, depois de 17 anos de muita ação, dentro e fora de diferentes configurações das quatro linhas, seguimos criando histórias bacanas, aprendendo muito e jogando o esporte que mais nos motiva, que é surpreender”, complementa Pedro. Diante de um contrato tão longevo com tantos cases, alguns valem destaque. Como, por exemplo, a criação e execução das três edições do NFL in Brasa, a maior fan fest da NFL fora dos EUA para a transmissão do Super Bowl com cerca de 50 mil pessoas nos três anos. Um segundo feito é a captação de todos os patrocínios regionais do Brasil: XP, BRF, Fit, Mars (Snickers), Pizza Hut, KFC, Jack Daniels e RAM. Além disso, a Effect Sport foi a responsável, depois de 20 anos da NFL fora da TV aberta, pelo acordo de direito de transmissão com a Rede TV e liderou localmente as conversas com a Prefeitura de São Paulo para a realização do primeiro jogo da NFL no país, no ano passado.
Outra questão muito importante ao longo dessa década é a presença digital. A produção de conteúdo para cinco redes sociais é feita exclusivamente pela equipe de conteúdo e mídia da agência desde 2016. Desde então, a presença digital do futebol americano entre os fãs brasileiros é ascendente e está longe de ter batido no teto. De 2015 a 2025 a liga saiu de 400k para quase 5 milhões de seguidores nas redes sociais da NFL no Brasil (Instagram, Facebook, X, Tiktok e Youtube).
Depois de realizar para a CONMEBOL as Fan Zones Libertadores 2023 e Copa América 2024, a Effect Sport foi a responsável pela Fan Zone oficial da FIFA para a 1ª Copa do Mundo de Clubes, em junho e julho deste ano. O Rio de Janeiro foi a cidade com o maior número de equipes no mundial e esse ponto foi determinante para a realização do evento, que contou com uma área de 15 mil m² aberta gratuitamente aos torcedores nos dias de jogos dos clubes cariocas. Nos 14 dias de funcionamento da arena, mais de 110 mil pessoas passaram pelas areias de Copacabana, gerando mais de R$53 milhões para a economia local. Apresentado por Betano, patrocinado por Hisense, Centrum, Sofascore e Jim Beam, o evento contou com grande apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio, além de uma sólida parceira com o Grupo Globo, que levou o evento para mais de 75 milhões de pessoas em todo o Brasil.
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