Denys Fehr, CEO & partner da Just a Little Data, apresenta, junto a aceleradora B&P Ventures, o DataBeats, sua nova plataforma de inteligência analítica voltada para acelerar a jornada data-driven de empresas por meio de uma solução inovadora que une interface conversacional, automação, arquitetura escalável e agentes de inteligência artificial especializados.
A iniciativa nasce da constatação de que, apesar do avanço tecnológico, dashboards tradicionais seguem com baixa adoção e efetividade, gerando dependência excessiva de especialistas para extrair insights úteis. Um grande parceiro do negócio, o DataBeats amplifica o uso efetivo de inteligência de dados e atua como um aliado estratégico para empresas, combinando múltiplos agentes especializados para transformar dados complexos em insights práticos e acionáveis. Integrando informações de diferentes fontes — como vendas, comportamento de clientes, performance de produtos e canais —, a solução entrega análises preditivas e prescritivas em tempo real por meio de dashboards executivos, alertas e recomendações personalizadas.
Com uma interface conversacional intuitiva, o DataBeats permite que gestores interajam diretamente com bots especialistas, esclarecendo dúvidas e explorando gráficos de forma dinâmica. Sua arquitetura combina modelos estatísticos, machine learning e LLMs, garantindo rapidez na implementação, total conformidade com a LGPD e os mais altos padrões de segurança corporativa. Ideal para acelerar a tomada de decisão e elevar o desempenho de negócios, o DataBeats é como um time de conselheiros digitais prontos para impulsionar resultados. Sob a liderança de Andrea Cotrim, AI Strategy Lead da Just a Little Data, o DataBeats foi desenvolvido para democratizar o acesso estratégico a dados e torná-los verdadeiramente acionáveis. Agora, qualquer pessoa — de tomadores de decisão a times de marketing, vendas, CRM, produto ou BI — pode interagir com os dados de forma intuitiva, sem barreiras técnicas, e receber respostas contextualizadas, em tempo real, que orientam decisões de alto impacto.
Diferente das soluções convencionais de business intelligence, o DataBeats é uma plataforma de agentes especializados, que integram modelos estatísticos, machine learning e LLMs (Large Language Models), organizados sob um orquestrador. Essa estrutura permite cruzar dados de diversas fontes e áreas da empresa e oferecer uma visão 360º do negócio — com recomendações acionáveis, previsões personalizadas e análises automatizadas.
Entre as funcionalidades disponíveis estão agentes de IA para segmentação de clientes, previsão de demanda, churn, precificação, gestão de estoque, campanhas e elasticidade de preço, além de relatórios automatizados, modelos de ciência de dados customizados e integração via API com sistemas como Salesforce, data lakes e ERPs. A plataforma ainda oferece gestão em tempo real da maturidade analítica da organização, com níveis de acesso configuráveis e governança de dados integrada. “Atuamos para resolver um problema real: o excesso de complexidade para se extrair insights de qualquer sistema de análise de dados. O DataBeats entrega agilidade, clareza e escala para decisões estratégicas e operacionais, sem exigir que todos se tornem especialistas em dados”, afirma Andrea Cotrim, AI Strategy Lead da Just a Little Data.
A operação começou com provas de conceito (POCs) em clientes estratégicos e agora avança para uma fase de escalada controlada, com planos de abertura gradual ao mercado e integração com outras soluções tecnológicas. As metas para os próximos meses incluem a ampliação da base de agentes disponíveis, evolução contínua do orquestrador e personalização por setor, além da expansão comercial e conquista de novos parceiros.
Leia mais notícias: